Informativo Fernando Marroni
terça-feira, 31 de maio de 2011
Vice-líder do PT lamenta aprovação de relatório do novo Código Florestal
Aprovado na noite de terça-feira (dia 24) pela Câmara dos Deputados, o relatório do novo Código Florestal Brasileiro sugerido pelo deputado paulista Aldo Rebelo (PCdoB) não agradou o vice-líder do PT, Fernando Marroni.
Um dos responsáveis por estudar a proposta e orientar a posição do partido acerca do projeto, Marroni foi um dos 63 parlamentares a votarem contra a proposta apresentada em plenário sem que houvesse consenso entre as bancadas.
“Votei com minha consciência e de acordo com aquilo que defendi durante toda a minha vida política. Desde o início das discussões sobre o novo Código Florestal me posicionei contra o relatório do deputado Aldo Rebelo. Não poderia, na hora “H”, mudar minha posição”, explica.
Para o deputado gaúcho, o texto aprovado pela maioria dos parlamentares representa um retrocesso à preservação ambiental. Ele sustenta que o país tem possibilidades de ampliar sua produção rural sem que haja necessidade de derrubar a mata nativa. “Estudos da Embrapa comprovam que o Brasil pode triplicar sua produção de alimentos sem avançar sobre áreas de florestas”, aponta.
Além disso, o texto aprovado beneficia com a anistia produtores que desrespeitaram a lei e avançaram sobre áreas de preservação permanente (APPs) e transfere aos estados a responsabilidade de definir suas zonas de proteção. “Espero que consigamos virar esse jogo no Senado ou, em última instância, através do veto da presidenta Dilma”, diz Marroni.
Projeto de prospecção de petróleo no RS é apresentado oficialmente ao gove rno do Estado
Foi apresentado esta semana ao governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o projeto da Petrobras de prospecção de petróleo na Bacia Pelotas. Em reunião com o governador, o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, confirmou que a estatal deve começar a perfurar o primeiro dos três poços até o final deste ano.
A reunião desta semana foi o desdobramento do encontro do final do ano passado, quando Estrella reuniu-se com os deputados Fernando e Míriam Marroni (foto), além de representantes de instituições de ensino da região, para apresentar o estudo que apontava a possibilidade de existência de petróleo no litoral gaúcho, entre os municípios de São José do Norte e Tavares.
“Este encontro com o governador serve para aproximar o governo estadual do projeto da Petrobras e mobilizar a comunidade da região em torno deste tema que pode mudar para sempre o perfil da Metade Sul”, comentou o deputado federal Marroni.
Conforme Estrella o trabalho de prospecção deverá custar entre 60 e 80 milhões de dólares. Isso representa 80% do valor já investido pela empresa em pesquisas na Bacia Pelotas desde 2004.
O governador confirmou que o Estado estuda a criação de um centro de tecnologia para apoiar empresas envolvidas com a cadeia de produção de petróleo offshore (mar aberto).
0 comentários:
Postar um comentário