★ Sejam bem-vindos ao portal do Partido dos Trabalhadores - Diretório Municipal de Canguçu •

Dilma garante à Tortelli avanços para Agricultura Familiar

terça-feira, 31 de maio de 2011

Após problemas na agenda na última quarta-feira, a presidente Dilma realizou a audiência com a Fetraf-Brasil e o deputado Altemir Tortelli (PT), nesta quinta-feira, 26, para tratar de assuntos relacionados ao fortalecimento da Agricultura Familiar.
 
Segundo Tortelli, a presidente Dilma realizou diversos encaminhamentos que soam positivamente aos trabalhadores que produzem 70% dos alimentos que vão à mesa do povo brasileiro. De acordo com o petista, Dilma afirmou que o Plano Safra da agricultura familiar terá R$ 16 bilhões; 30 milhões para o Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF.  Para assistência técnica serão destinados  R$ 127 milhões para 700 mil famílias e no 2º semestre este valor deve ter reajuste.
 
Outro ponto destacado pelo deputado gaúcho, e que é uma novidade, foi o anuncio do Programa de Garantia de Preços Mínimos Específico para a Agricultura Familiar – PGPM – “Esse programa é um grande avanço para nós agricultores, pois diferencia os agricultores familiares dos grande produtores e passa a ser a ser administrado pelo MDA”, explicou.
 
A afirmação da presidente de que em 30 dias serão anunciadas medidas relativas ao Sistema Unificado de Atenção a Saúde Agropecuária – SUASA – foi comemorada pelo parlamentar e integrantes da Fetraf-Brasil. Em conversa reservada com a Dilma, Tortelli sugeriu que a presidente emita um decreto que permita aos agricultores comercializarem seus produtos fora do município de origem. “Dilma foi simpática à idéia”, afirmou o petista.
 
O deputado também destaca a reafirmação da criação da Superintendência de Habitação Rural na Caixa Econômica Federal para operar o Programa Minha Casa Minha Vida. Quanto a esse tema, Dilma informou que o Banco do Brasil, deverá adotar medida semelhante para continuar operando o Programa.  Na oportunidade, segundo Tortelli, a presidente garantiu a ampliação do Minha Casa Minha Vida para atender reformas e ordenou a adequação dos critérios de acesso ao Programa para contemplar todos os agricultores familiares.
 
Com relação a juventude, Dilma garantiu a instalação do grupo de trabalho no Ministério de Educação para produzir programas específicos para os jovens que moram no campo. “Vou intensificar minhas ações junto a entidades, instituições, governo Estadual para garantir a implementação do Bolsa Jovem”, sintetizou Tortelli.  “A proposta tem boa aceitação junto ao governo Federal”, afirmou.
 
Outra garantia da presidente, em relação aos endividamento dos agricultores, é a criação de um grupo de trabalho, que terá como objetivo avaliar as medidas necessárias para resolver esse assunto. “Dilma nos confirmou que solução desse problema os mais breve possível, uma vez que esse tema é um compromisso do governo”, relatou Tortelli.
 
Sobre Código Florestal, Dilma reafirmou na audiência com a Fetraf, o que tinha anunciado na entrevista coletiva no Palácio do Planalto horas antes do encontro. Naquela oportunidade, a presidente afirmou trabalhar para que o país se firme como uma potência agrícola e também ambiental. Segundo Tortelli, Dilma entende que a emenda 164, aprovada na câmara, neste momento está na iminência de ser vetada. A presidente garantiu à Tortelli, tratar a Agricultura Familiar de forma diferenciada, com auxílios para recompor áreas e recuperação de eventuais passivos ambientais.  “O governo Federal demonstra clareza e com base nisso, acredito que avançaremos com uma política nacional de serviços ambientais”, concluiu o parlamentar.
 
 
Gilberto Bernardi Jr.
Assessoria de Comunicação Dep. Tortelli
(51) 3210-1567

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP