Reajuste do salário mínimo esquenta discussão sobre piso regional
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Reajuste do salário mínimo esquenta discussão sobre piso regional

Pont argumenta que o governador Tarso Genro tem dialogado com os sindicatos para recuperar a defasagem entre as duas remunerações. A reivindicação dos trabalhadores, reajuste de 17,33% do piso regional, segundo os dirigentes sindicais, visa recuperar esta diferença. Conforme a Central Única dos Trabalhadores, 8,5% são referentes à inflação do último ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e ao crescimento do PIB dos últimos dois anos. O restante corresponde à recuperação gradual do mínimo regional, que seria completada em 2012.
“O piso é um importante instrumento para alavancar a remuneração da população de baixa renda, além de se constituir em ponto de partida para as negociações efetuadas entre os sindicatos de trabalhadores e de empregadores. O governo estadual tem esse entendimento e mantém o comprometimento com a sua valorização”, reafirma Pont. “O aumento do piso regional reduz as desigualdades salariais do mercado e auxilia o mercado informal, exercendo a função de sinalizador das remunerações. Com essa certeza é que assumimos o compromisso de avançar nesta questão, beneficiando milhares de trabalhadores e trabalhoras do Rio Grande”, destaca o deputado, lembrando ainda que, em março passado for aprovada a Lei 13.436, que antecipou a data-base do piso gaúcho para 1º de março, o que apressa a necessidade da negociação entre governo e centrais sindicais.
Segundo o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, o governo do Estado pretende encaminhar projeto de reajuste do Piso Regional ainda este mês. A previsão é de que a proposta possa ser votada em março. A proposta do Executivo é, após a votação neste ano, debater a questão no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e elaborar uma proposta permanente de reajuste.
Mais informações no portal PTSul.
1 comentários:
Então agradável esta página parece bem estruturado.........boa:)
Gostei muito Continua assim !
Postar um comentário