Informativo Dep. Fed. Fernando Marroni
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Projeto de trem de passageiros Pelotas-Rio Grande atrai investidores

Na segunda-feira (dia 14) o engenheiro Gérson Almada, um dos sócios do Grupo Engevix, reuniu-se com Marroni e confirmou o interesse do grupo em investir no projeto. O grupo é responsável pela construção de oito cascos para plataformas de petróleo no dique-seco em Rio Grande, que representarão um investimento total de R$ 3,5 bilhões.
A partir do interesse da Engevix, Marroni e o diretor-presidente da Empresa Trens Urbanos S.A (Trensurb), Marco Arildo Cunha, deverão se reunir com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para solicitar a liberação dos recursos necessários para a realização do estudo de viabilidade técnica da implantação do trem urbano entre as duas cidades.
“A partir de agora iremos tentar junto ao Ministério dos Transportes que seja viabilizado um levantamento no trecho Pelotas-Rio Grande para estudar a instalação desta linha de trens.” (Marroni)
Conforme avaliação do diretor da Trensurb, dentre os três trechos analisados, Pelotas-Rio Grande é o que apresenta maior viabilidade de ser executado devido o aglomerado populacional das duas cidades.
“O trem urbano tem tudo para ser o transporte mais seguro, rápido e barato para a população que diariamente se desloca nessa metrópole bipolar de Pelotas e Rio Grande”, argumenta Marroni.
Deputados querem ampliar debate sobre novo Código Florestal
Criada para analisar a proposta do novo Código Ambiental apresentada no final do ano passado pelo relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP), a comissão especial formada por deputados do Partido dos Trabalhadores defende alterações no projeto antes que ele seja levado a votação no plenário da Câmara. “Do jeito que está, não pode passar”, resume Fernando Marroni.
O parlamentar pelotense, um dos coordenadores da comissão, pretende ampliar o debate com a sociedade e os novos deputados, eleitos em outubro. O grupo que analisa o Código Florestal defende a reformulação de uma série de propostas na legislação, especialmente dos pontos que tratam da diminuição das áreas de proteção permanentes das propriedades rurais, da anistia a desmatadores e da redução da proximidade com plantações e rios.
“Tivemos uma grande renovação na Câmara para esta legislatura e é preciso que estes novos parlamentares possam estar mais interados sobre os debates que vêm sendo travados desde o ano passado”, justifica Marroni.
O governo prepara um substitutivo ao relatório original. Os ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário preparam agora um substitutivo ao relatório original. Os deputados petistas aguardam a chegada do projeto para elaborar as emendas. Dessa forma é consenso de que o relatório de Rebelo não deverá ser votado agora.
“O Código Florestal não pode ser votado em março, como desejam alguns deputados. Isso acontecerá a partir de abril, mas o ideal é votá-lo somente no final do semestre”, revela Marroni, para depois completar: “Quem quer votar agora é quem quer ver o Código passar do jeito que está e isso nós não estamos dispostos a aceitar”.
Festa da Melancia de Pedro Osório recebe 30 mil visitantes

Durante boa parte da tarde de domingo o deputado passeou pelo novo parque de eventos visitando estandes como o Pavilhão da Agricultura Familiar e o espaço da Caixa Econômica Federal. Acompanhado da esposa a deputada estadual Miriam Marroni e do prefeito de Pedro Osório, César Britto, o Cebinho (PT), Marroni aproveitou o passeio para conversar com moradores e visitantes da festa e conferir algumas das atrações especiais como a prova de veloterra da categoria nacional e, claro, degustar a atração principal da festa: a melancia.
“A Festa Regional da Melancia de Pedro Osório se transformou em um dos grandes eventos da Zona Sul do estado e comprova que o turismo pode ser uma das alternativas regionais para o desenvolvimento”, comentou o parlamentar. O brinde (foto) com um gelado suco de melancia feito na hora serviu tanto para matar a sede como para celebrar o sucesso do evento.
Tarde de festa no hipódromo da Tablada

Convidado especial para o evento, o deputado Fernando Marroni foi ao prado para assistir as provas da tarde ao lado da esposa e deputada estadual Miriam Marroni e do prefeito de Rio Grande, Fábio Branco.
“O turfe é uma verdadeira instituição no sul do estado e isso se deve graças ao trabalho desenvolvido no Jockey Club de Pelotas que agora reabre as portas em grande estilo e pronto para voltar a ocupar seu devido lugar de destaque entre as instituições esportivas do Rio Grande do Sul”, comentou.
Além de assistir às provas, coube a Marroni entregar o troféu ao jóquei G. Ferreira vencedor do 6º páreo, a prova especial de Velocidade Clube Chão de Estrelas. O GP Cidade do Rio Grande, disputado logo depois, foi vencido pelo jóquei Miguel Barreto montando Ask Me Not.
Do Informativo do Dep. Fed. Fernando Marroni
0 comentários:
Postar um comentário