★ Sejam bem-vindos ao portal do Partido dos Trabalhadores - Diretório Municipal de Canguçu •

Senado promove ato em defesa do petróleo brasileiro

terça-feira, 10 de novembro de 2009


Na quarta-feira (04) o auditório Pe-trônio Portela, do Se-nado Federal, em Brasília, foi o palco de uma grande demons-tração de patriotismo e defesa da soberania nacional.

Convidados pelo senador Paulo Paim (PT-RS), integrantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Movimentos Sociais participaram de uma audiência pública em defesa do Projeto de Lei 5891/09, de autoria do deputado Fernando Marroni (PT-RS), que pede a reestatização da Petrobras.

Em seu discurso Marroni fez duras críticas ao governo Fernando Henrique Cardoso, responsável pelas alterações feitas no marco regulatório do petróleo brasileiro, em 1997.

“A Petrobras hoje não é mais nossa e o responsável por isso tem nome e DNA: Fernando Henrique Cardoso e sua turma. Um governo anti-patriótico que entregou nossa riqueza aos especuladores internacionais”, declarou.

O parlamentar destacou também a importância de mobilizações semelhantes para reforçar o desejo dos trabalhadores do uso social do dinheiro a ser gerado pelo pré-sal. “Mobilizações como esta são muito importantes para não deixarmos escapar a riqueza que temos em nossas mãos. O Brasil é um país de trabalhadores e o petróleo do pré-sal te que ser usado para dar casa, comida e terra para quem precisa”, disse.

Já o senador Cristóvam Buarque afirmou que o Brasil não pode desperdiçar a oportunidade de melhorar a vida das pessoas a partir do petróleo, ao contrário do que aconteceu em outros ciclos como o da borracha e do cacau.

Para o presidente da FUP, João Antônio de Moraes a audiência representou um ato em favor da reestatização da Petrobras. “A Petrobras reestatizada é sinônimo de soberania nacional. Esta manifestação pública no Senado está preparando o debate em torno da retomada do monopólio da exploração do petróleo por parte da Petrobras como quer o PL 5891/09”, disse.

do Informativo do Dep. Fed. Fernando Marroni.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP