★ Sejam bem-vindos ao portal do Partido dos Trabalhadores - Diretório Municipal de Canguçu •

Marroni pede criação de programa federal para transporte de universitários

terça-feira, 25 de agosto de 2009


O deputado federal Fernando Marroni (PT) encaminhou na terça-feira ao ministro da Educação, Fernando Haddad um pedido para criação de um programa federal para transporte intermunicipal de estudantes universitários. A solicitação foi feita durante audiência realizada em conjunto com 19 prefeitos da Zona Sul do Estado.

A sugestão teve origem nos relatos feitos pelo prefeito de Canguçu, Cássio Motta (PP) sobre as dificuldades encontradas pelos estudantes da cidade em cursar o Ensino Superior. “Fico angustiado ao ver que muitos jovens terminam o Ensino Médio e não têm acesso à universidade por falta de transporte”, declarou o prefeito.

Marroni fez coro aos elogios dos prefeitos ao funcionamento do programa Caminho da Escola (responsável por atender alunos dos ensinos Fundamental e Médio), mas defendeu a criação de uma política pública específica para os universitários.

“Estudantes de pelo menos 15 municípios deixam todos os dias suas cidades para cursar suas faculdades em Pelotas. Um programa federal capaz de financiar esse transporte não apenas melhoraria a vida dessas pessoas, como também aumentaria as possibilidades de acesso ao ensino superior para todos os habitantes da região”, defendeu.

O ministro Haddad mostrou-se sensível ao pedido e prometeu encomendar um estudo sobre o tema.

UNIVERSIDADE ABERTA


Ainda durante o encontro o prefeito Cássio Motta solicitou ao ministro Haddad a abertura de um pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no município. O UAB é uma instituição federal, criada em 2005, para formação de professores para a Educação Básica através da oferta de cursos superiores à distância. Para o prefeito, o pólo da UAB funcionaria como uma alternativa para os jovens da Canguçu que desejam fazer uma faculdade sem sair da cidade.

O pedido foi inspirado nos resultados obtidos na vizinha cidade Em São Lourenço do Sul, que já possui um pólo. “A UAB foi uma revolução na educação do nosso município”, testemunhou José Nunes, prefeito de São Lourenço do Sul e presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul.

Haddad reforçou que, hoje, com 140 mil alunos matriculados a UAB se converteu na maior instituição de ensino superior do Brasil e prometeu estudar com cuidado a solicitação do prefeito de Canguçu.

Fonte: Ass. de Imprensa.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP