★ Sejam bem-vindos ao portal do Partido dos Trabalhadores - Diretório Municipal de Canguçu •

Ivar Pavan participa de ato público em defesa do Pré-Sal

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A campanha pela nacionalização do petróleo da camada pré-sal, articulada pelo Parlamento gaúcho com 40 entidades da sociedade civil, ganhou as ruas da capital. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT), participou do ato público realizado nesta segunda-feira (24) na Esquina Democrática e acompanhou a caminhada até a Praça da Alfândega, local onde será reinstalada a Torre do Petróleo, monumento que marcou a campanha pela nacionalização do petróleo nos anos 50, depois retirado, próximo ao local onde está fixada a Carta Testamento.

Na oportunidade, Ivar Pavan ressaltou a importância da população se apropriar do tema para não permitir que esta riqueza possa ir embora pelas mãos de empresas que, amparadas pela legislação atual, ficam com 60% dos dividendos da exploração do petróleo em áreas brasileiras. “Defender um novo marco regulatório para a exploração do petróleo é desenvolver um novo marco regulatório para o País”, afirmou Pavan, explicando que o povo brasileiro recebeu um bilhete premiado, equivalente 10 vezes a riqueza acumulada em 500 anos. “Esta riqueza deve ser apropriada para os interesses da nação e financiar um novo processo de desenvolvimento”.

Decisão

O presidente da Assembleia observou que o presidente Lula deverá anunciar, na próxima segunda-feira, a proposta do governo brasileiro para a exploração do petróleo da camada pré-sal. Segundo Pavan, são duas as possibilidades: a recompra das ações da Petrobrás em mãos de empresas estrangeiras ou a criação de uma nova empresa nacional para cuidar apenas deste processo.

A campanha “O Pré-Sal é Nosso” terá continuidade no dia 1º de setembro com a realização de um debate no Salão de Atos da Ufrgs. Em 1º de outubro está previsto a realização de um Grande Expediente sobre o tema, no Plenário da AL.

O ato coordenado pelo Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal contou com a presença das Centrais Sindicais, partidos políticos, Ajuris, UNE, UGES, UBES, Federação de Mulheres, União dos Negros Pela Igualdade, Fórum Nacional de Moradores, Associação dos Engenheiros da Petrobrás, Federação Única dos Petroleiros, Sindicato dos Petroleiros, Sociedade de Economistas, Comitê Intermunicipal Pró-Sinos. Participaram os deputados estaduais Raul Pont, Dionilso Marcon (PT), Raul Carrion (PCdoB) e os deputados federais Emília Fernandes, Fernando Marroni (PT/RS).

Informações da Agência AL.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP