★ Sejam bem-vindos ao portal do Partido dos Trabalhadores - Diretório Municipal de Canguçu •

Elvino Bohn Gass assumirá liderança em 2009

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Eis uma coincidência feliz: no seu 13º ano na Assembléia Legislativa (assumiu em 1997), o deputado Elvino Bohn Gass ocupará a liderança da bancada do PT ou, como ele mesmo brinca, "a bancada do 13". Bohn Gass foi escolhido pelos seus colegas de bancada para liderá-los no biênio 2009/2010 e considera a tarefa desafiadora. Não porque a liderança seja, propriamente, uma novidade. Afinal, ao tempo do governo Olívio ele já ocupou esta função. A diferença é que, agora, será um líder oposicionista. "Temos nitidez das enormes diferenças entre o nosso projeto e o da governadora Yeda. Mas temos responsabilidade e maturidade política suficientes para não fazer com o governo tucano o que a oposição fez com a administração democrática e popular do PT nos anos de 1999 a 2002. Seremos oposição sim! Forte, firme, aguerrida, mas nunca sistemática, raivosa, indiscriminada. Qualquer iniciativa, venha de onde vier, que seja positiva para o povo gaúcho, encontrará na bancada petista uma companheira de luta."

"Há um abismo entre Lula e Yeda"

Bohn Gass entende que o país vive um bom momento com a presidência de Lula. "A popularidade do presidente tem explicação: seu governo é o mais justo, o mais democrático e o mais acertado que o Brasil já teve. Manteremos a crítica porque fomos forjados no bom debate. Mas temos o dever de sustentar uma administração que tem sido marcada pelo aumento de oportunidades aos mais pobres e que tem mantido o país no rumo do desenvolvimento."

Com relação à Yeda, a opinião do novo líder é distinta: "Há um abismo entre Lula e Yeda. Infelizmente, o Estado vem sendo governado pela lógica fundamentalista do ´deus mercado`. A velha tese neoliberal do Estado-mínimo preside as ações do governo Yeda que sucateia os serviços públicos, espanca o funcionalismo e tenta jsutificar tudo com o discurso da crise. E o que é pior: faz tudo isso num ambiente de truculência e corrupção. Não tenho dúvida de que nossa tarefa é derrotar politicamente este governo porque ele é o pior da nossa história."

"Quero o PT encharcado de participação"

Bohn Gass se sente agradecido pela confiança de todos os colegas de bancada, admite que a liderança é uma forma de reconhecimento por sua conduta ao longo da vida parlamentar, mas considera que a função imporá novas e maiores responsabilidades. Fervoroso defensor da participação popular, Bohn Gass afirma que a liderança precisa ser compartilhada com a sociedade. "Por isso quero retomar o processo de interiorização da bancada. Vamos percorrer o Rio Grande em comitiva, debatendo os temas estaduais, mas também as demandas e peculiaridades de cada região. Tanto mais ouvirmos o que o povo tem a nos dizer, tanto melhor será nosso desempenho parlamentar. O PT fica sempre mais forte quando se encharca de participação popular e desencadeia este processo em todas as esferas de poder. Por isso, peço a todos e todas que nos auxiliem neste novo período. Queremos a crítica e a sugestão. Estaremos de portas abertas".

Assessoria de Imprensa.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP