★ Sejam bem-vindos ao portal do Partido dos Trabalhadores - Diretório Municipal de Canguçu •

Marco Maia recebe comitiva do Partido Comunista da China

segunda-feira, 4 de junho de 2012


“Temos certeza que as relações entre Brasil e China devem prosperar cada vez mais”, destacou Maia.

Nesta quarta-feira (23), o presidente da Câmara, Marco Maia, recebeu o membro do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e secretário do PCC da Região Autônoma da Mongólia Interior (cargo equivalente a Ministro e Estado), Hu Chunhua, e delegação. O encontro teve como objetivo estreitar relações bilaterais e as parcerias entre os países.

Marco Maia ressaltou que deseja fortalecer uma boa parceria e que a relação entre os países deve prosperar cada vez mais, no presente e no futuro, nas áreas econômica, social, cultural e também legislativa.

Chunhua agradeceu a receptividade e o carinho ao recebê-los, “ mesmo com uma agenda tão intensa na Presidência da Câmara”, afirmou o integrante do partido chinês. O membro do Partido Comunista Chinês disse que o PCC gostaria de fortalecer as relações e interações com todos os partidos brasileiros. A comitiva informou que hoje visitou o presidente do PT e amanhã visitará o presidente do PCdoB. “As interações do legislativo fazem parte das relações diplomáticas”, lembrou Hu Chunhua.

Também participaram da reunião os líderes do PT, Jilmar Tatto, do PSDB, Bruno Araújo, do PV, Fábio Ramalho, o coordenador do Grupo de Amizade Brasil e China, deputado Osmar Júnior (PCdoB/ PI) e a presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC).

Visita à China

Marco Maia informou à comitiva que, entre os dias 03 e 09 de junho, fará uma viagem em missão oficial à China. O presidente da Câmara disse que a principal intenção da visita é estreitar as relações e tratar de assuntos de interesse dos dois parlamentos. O convite foi feito pelo Presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional-APN, Wu Bangguo.

A missão oficial possui três principais objetivos: o  primeiro, é por em funcionamento o “Memorando de entendimento para o estabelecimento de um Mecanismo Regular de Intercâmbio entre a Câmara dos Deputados da República Federativa do Brasil e a Assembleia Popular Nacional  da República Popular da China”, que está pendente de uma viagem do Presidente da Câmara para entrar em vigor.

Durante a viagem, também haverá a discussão a respeito do Protocolo de Intenções dos Parlamentos dos países do Grupo BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Uma iniciativa do Presidente Marco Maia, apresentada em reunião especial à margem do encontro Parlamentar do G20 em Seul, realizado em maio do ano passado. Trata-se de proposta inédita do Presidente Marco Maia de reforçar os laços institucionais do Grupo BRICS ao qual o estado brasileiro atribui importância estratégica decisiva, conforme atestam as iniciativas do executivo espelhadas, entre outras, na criação de uma divisão específica BRICS no Itamaraty.

Texto: Karine Ractz
Foto: JBatista

--

Assessoria de Comunicação

Deputado Federal Marco Maia (PT-RS)
Presidente da Câmara dos Deputados
(61) 3215-8013

www.marcomaia.com.br
www.facebook.com/depmarcomaia
www.twitter.com/DepMarcoMaia

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP