★ Sejam bem-vindos ao portal do Partido dos Trabalhadores - Diretório Municipal de Canguçu •

Educadores debatem projeto piloto de turno integral durante audiência pública proposta pela vereadora Miriam Marroni

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A efetiva implantação do projeto piloto de educação integral do Governo Federal, Programa Mais Educação, foi debatida na tarde de ontem (27) no Plenário da Câmara de Vereadores. A Audiência Pública proposta pela vereadora Miriam Marroni (PT), teve como palestrante o coordenador geral do programa do Ministério da Educação (MEC), Leandro Fialho, e contou com o depoimento da experiência bem sucedida da coordenadora do programa em São Leopoldo, Marinês de Pariz.

A vereadora Miriam ressaltou que a educação em turno integral é fundamental para o melhor desenvolvimento e aprendizado da criança, que contará com oficinas nas mais diversas áreas no turno inverso das discplinas regulares, como dança, teatro, informática, cultura, música, aulas de reforço, conhecimentos de Direitos Humanos, entre tantas outras. Para a parlamentar, a escola também é responsável, assim como a família, pela transmissão de valores baseados efetivamente na ação e prática da igualdade, solidariedade, tolerância, direitos e deveres.

"Dentro da escola, nossos jovens - principalmente os que vivem em situação de risco social - não podem ter seus conhecimentos limitados somente aos conteúdos disciplinares e técnicos. Eles precisam de outros atrativos para passarem dois turnos dentro do colégio e se manterem afastados das ruas, onde é multiplicado o risco da entrada no mundo das drogas, do crime e da violência", avaliou Miriam.

Vinte e cinco escolas já estão recebendo recursos e, aos poucos, efetivando a implantação do programa Mais Educação. Mas existem diversos obstáculos a serem superados com auxílio das instituições de Ensino Superior e parcerias com a sociedade civil e organizada.

O objetivo da audiência é discutir Os presentes puderam discutir soluções para as principais dificuldades encontradas nas escolas, de espaço físico, estrutura e monitoria. "Uma das propostas é pensarmos na divulgação da possibilidade de se utilizar estudantes das faculdades e cursos técnicos como monitores nessas escolas". Também foi debatida a parceria com a sociedade civil e organizada, além da formação de um comitê regional.

Participantes

Estiveram presentes representantes das escolas contempladas pelo programa, das universidades Católica (UCPel) e Senac, e da secretaria de Educação de Rio Grande. A mesa de abertura foi composta pela vereadora Miriam Marroni; o coordenador geral do programa, Leandro Fialho; coordenadora do programa em São Leopoldo, Marinês de Pariz; reitor do IF-Sul, Carlos Barum Brod; coordenador regional de Educação, Adelino Penedo; secretário de Educação, Sérgio Mattos; secretária de Educação de São Lourenço do Sul, Carla Lübke.


Taline Schneider
Jornalista Mtb. 13.593
Assessoria de Comunicação
Vereadora Miriam Marroni (PT)
jornalis_taline@hotmail.com
(53) 3222-1305/9955-7375

Onde encontrar Miriam Marroni

E-mails
miriammarroni@hotmail.com
contato@miriammarroni13631.com.br
gabinetevereadoramiriam@ig.com.br

Siga
http://twitter.com/miriammarroni

Acesse:
http://miriammarroni.blogspot.com
http://maescontraocrackpelotas.blogspot.com
http://miriammarroni13631.com.br

Adicione o perfil no Orkut http://bit.ly/a7ndwG
Participe da Comunidade Oficial Deputada Miriam Marroni 13631 http://bit.ly/9enV4h
E também da Comunidade Oficial Mães contra o Crack http://bit.ly/9FPWoz

Gabinete:
Rua XV de Novembro, 207

Comitê:
Rua Marechal Deodoro, 853

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP