★ Sejam bem-vindos ao portal do Partido dos Trabalhadores - Diretório Municipal de Canguçu •

Blecaute: Dilma lamenta transtorno e repele críticas

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência, Dilma Rousseff, lamentou na quinta-feira (12) os transtornos causados à população pelo blecaute de terça-feira e repeliu as críticas ao desempenho do governo no setor energético.

"Lamento muito o que aconteceu com os consumidores. Acho que, de fato, é muito desagradável. Agora, fazer deliberadamente confusão onde não tem, é tentar apresentar o país com uma fragilidade que não existe. Este país, hoje, tem mais energia do que teve em qualquer momento anterior. Isso é muito sério".

Ministra de Minas e Energia desde janeiro de 2003 até junho de 2005, Dilma contestou afirmações e suspeitas de que o sistema energético nacional é vulnerável. E considerou o recente blecaute incomparável ao apagão energético de 2001.

"É absolutamente inequívoco que o Brasil de hoje é completamente diferente do Brasil que sofreu oito meses de racionamento. Primeiro, nós temos energia sobrando. Depois, nós temos um sistema de transmissão robusto. Consideramos que hoje estamos em uma situação milhares de vezes melhor do que alguma vez tivemos. É o melhor sistema dos últimos tempos", completou.

A chefe da Casa Civil admitiu a possibilidade de que o abastecimento volte a ser interrompido eventualmente, mas assegurou que o país está livre de racionamento de energia.

"Nós trabalhamos com sistema de transmissão externo, de milhares de quilômetros de rede. E ninguém promete que não vai ter interrupção desse sistema. O que nós prometemos é que não terá racionamento, porque racionamento é barbeiragem".

Dilma reafirmou a conclusão exposta na véspera pelo comitê de monitoramento do sistema elétrico, que atribuiu ao mau tempo o blecaute que atingiu 18 estados na terça-feira.

"O que aconteceu é que o sistema foi submetido a uma situação muito grave de ventos, raios e chuvas. E com isso terminou desligado. O sistema se protegeu, ele se desligou".

De acordo com a ministra, caso sejam apontados responsáveis pela pane, a Agência Nacional de Energia Elétrica terá a obrigação de puni-los.

"A Aneel vai punir. Se ela descobrir responsabilidades, é obrigação dela punir".

Atacada por parlamentares do PSDB e do DEM, por não ter se manifestado no dia seguinte ao blecaute, Dilma se recusou a comentar a crítica.

"Eu não vou entrar nesse tipo de polêmica, não me interessa, não é por aí. Não se pode politizar uma coisa tão séria para o país. Não se faz isso. Não é republicano. Não vou comentar."

do Informativo do Dep. Fed. Henrique Fontana.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP