Artigo do Vereador Gerson Cardoso Nunes
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Primeira Sessão Legislativa dos novos vereadores eleitos de Canguçu
Neste dia 29 de dezembro, ocorreu uma reunião preparatória na Câmara de Vereadores, conforme prevê o artigo 8.º do Regimento Interno da Câmara, com o objetivo de receber o diploma dos vereadores eleitos, que foi concedido pela Justiça Eleitoral, recolher a declaração de bens dos vereadores, e realizar a eleição do presidente, da mesa diretiva, e das comissões da Câmara para o ano de 2009;
Após a entrega dos documentos legalmente exigidos, passou-se ao processo de eleição, onde o PP, PTB e o PDT apresentou o nome do vereador Ariom Braga para presidente, o PMDB, PT e PSDB, apresentaram o vereador Gilberto Degar. A surpresa na eleição foi a mudança de posição do Vereador João Durão, que elegeu-se no palanque da oposição, passar para o outro lado, ou seja, para situação e juntamente com o PP do prefeito Casio Mota, votar integralmente nos nomes apresentados pela situação.
O resultado foi seis a quatro, em todas as votações para compor a mesa diretiva, o que comprovou um “acordo” de bastidores, firmado entre a bancada do PP e PTD com o vereador João Durão, para que o mesmo seja o próximo presidente da Câmara Municipal em 2010. O que a comunidade não sabe ainda, quais os motivos que levam o vereador mais votado em canguçu, com quase três mil votos, mudar de lado, pergunta-se qual a vantagem de ser presidente da Câmara Municipal de Vereadores, que levou este vereador trocar de posição é de discurso, já que na campanha eleitora, pediu voto nos palanque para oposição, representada pelo candidato Luiz Carlos.
Mas, o que realmente importou nesta primeira sessão, foi à demarcação de posições, temos claramente na Câmara Municipal de Canguçu um situação formada pelo PP, PTD e agora PDT de João Durão, e sem dúvida a oposição, consciente e democrática, formada pelo PMDB, PT e PSDB.
Aqui cabe uma constatação, para alertar o eleitor que exerce o direito ao voto de dois em dois anos, não basta ver somente a pessoa, como se houve a população comentar, e importante sem dúvida, ver o caráter, a seriedade, a competência do candidato. Mas, também é extremamente importante o eleitor avaliar o partido, a proposta, o palanque que este candidato fez sua campanha, pois depois de eleito, ele vai servir a alguém, a um partido, a uma ideologia, a uma idéia.
Mas, somos democratas, não estamos aqui para condenar ninguém, apenas pedimos a reflexão da população, pois devemos escolher nossos lideres, que nos representam, sempre pelo bom exemplo, para que estes trabalhem conforme suas posições em campanha eleitoral, e não fique pulando de galho em galho.
A história não acabou, o PP venceu as eleições com Casio Mota, tem o presidente da Câmara, e a totalidade da mesa diretiva, bem como, maioria nas comissões. Mas, nosso município enfrenta várias dificuldades, como podemos citar alguns: falta de tratamento de esgoto, que é despejando em nossas sangas e riachos, falta calcamento nos bairros, problemas grave com segurança pública, falta de medicamento no posto de saúde, um grande número de desempregados, sérios problemas na área de educação, com os chamados ciclos, inclusive cabe aqui destacar que este ano as aulas terminaram mais cedo no interior do município, por falta de combustível no transporte escolar. Poderíamos arrolar várias dificuldades que nossa população enfrenta, mas basta para demonstrar, que na verdade não a vencidos e ou vencedores, todos perdemos, quando nosso município tem carências múltiplas, e seus lidere negociam estatus de presidente, ou será outra coisa?
Não somos contra ninguém, queremos construir uma oposição, coerente e responsável, mas que não se omita de seu papel fiscalizador, e denuncie os conhecidos “acordos”, que a população muitas vezes fica a margem, sem saber a verdade.
O que foi confirmado pelo vereador Ubiratan Rodrigues, futuro líder da bancada do PP na Câmara, que informou: “que no primeiro ano o presidente é Arion (PP), segundo ano João Durão (PDT), terceiro ano Wendel Vilela (PTB), e por fim no quarto ano José Fernando Mota (PP)”, o que demonstra claramente que o PP comanda pelos próximos quatro anos o poder Executivo e também o Legislativo. Essa foi à escolha democrática de nossa população, cabe a nos da oposição, do partido dos Trabalhadores, trabalhar com as diversidades, e com muita prudência, busca implementar políticas publicas, que venham ao encontro dos anseios de nossa comunidade, melhorando a qualidade de vida de nosso povo, e a este acompanhar o vereador que elegeu, para saber se de fato esta agindo coerentemente com suas propostas, que apresentou na campanha eleitoral.
Gerson Cardoso Nunes
Vereador do PT
1 comentários:
Parem de bater cabeça, oposição em canguçú São o PMDB,PSDB e PT.
Unan-se e a vitória do povo virá.
Postar um comentário