★ Sejam bem-vindos ao portal do Partido dos Trabalhadores - Diretório Municipal de Canguçu •

Santana do Livramento deve receber Escola Técnica Binacional

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Foi disputada a audiência pública que debateu a instalação de uma escola técnica federal em Santana do Livramento nesta sexta-feira (21). Centenas de estudantes, professores e comunidade em geral que lotaram o auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) comemoraram a notícia de que a cidade pode sediar a primeira Escola Técnica Binacional.

Proponente do evento, o vereador Glauber Lima (PT) abriu a audiência com um discurso otimista. “Nós queremos, nós podemos e nós vamos conquistar o ensino profissionalizante porque essa demanda dialoga com o desenvolvimento da nossa cidade”, disse.

O vereador foi seguido pelo pronunciamento da secretária municipal da Educação, pelo coordenador acadêmico da Unipampa, pelo prefeito municipal, pela representação do Ministério da Educação (MEC) e pelos deputados federais Fernando Marroni (PT), Emília Fernandes (PT) e Maria do Rosário (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal.

“Reconhecemos que a oportunidade de se ter o ensino técnico abre muitas portas para o presente e para o futuro. Temos orgulho desse projeto nacional de expansão da educação que promove não só o desenvolvimento econômico, mas também o desenvolvimento social e humano. Essa região de Livramento merece atenção especial por se tratar de uma área de fronteira”, destacou Maria do Rosário.

Em seguida, a representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec/MEC), Patrícia Barcelos, apresentou a proposta do Governo Federal de instalar em Livramento a primeira Escola Binacional. Segundo Patrícia, a instituição ofereceria 50% das vagas para brasileiros e 50% para uruguaios, com material bilingue e uma proposta pedagógica inserida no arranjo produtivo local.

A representante do Governo Federal destacou ainda que a região tem um forte potencial para formação de profissionais nas áreas de informática e comunicação, gestão e negócios, recursos naturais e turismo. Segundo Patrícia Barcelos, a proposta é que a escola comece a funcionar já no segundo semestre de 2010, com cursos de técnicos em informática e técnico em meio ambiente.

A deputada Maria do Rosário concluiu sua participação avaliando como extremamente positiva a proposta apresentada pelo MEC. “Não há nenhuma outra área que hoje tenha uma resolução de certificação internacional. Livramento pode ser tornar pioneira nesse sentido. Dessa forma, nós estaremos construindo uma nova perspectiva de integração superando a globalização, que atua sob os interesses do mercado, em especial dos mais ricos sobre os mais pobres”, destacou.

Informações da Assessoria da Dep. Federal Maria do Rosário.

1 comentários:

Anônimo 2 de maio de 2012 às 20:00  

Pergunto quando o Uruguai fez algo que favorecesse os Santanenses, para que binacional?

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP